Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Mario Costa
Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/07/2019
Cidade : Solteiro(a)

Controles internos em gestão familiar Empty Controles internos em gestão familiar

em Sex 26 Jul 2019, 09:11
Reputação da mensagem: 100% (4 votos)
Prezados,
Com 25 anos de experiencia em auditoria externa, interna e ja a alguns anos como consultor de controles internos e processos, venho observando cada vez mais e agora
em um região de muito potencial de negócios que a importância para os controles internos e processos eficazes é muito precária.

Em todos os casos a gestão familiar parece que bloqueia a ação preventiva e planejada para tratar do assunto e claramente as atividades ficam vulneráveis.

Para os gestores, tratar de controles internos e processos de maneira séria é DESPESA e não uma importante ferramenta de gestão.

Aguardo o comentário e ajuda dos colegas para entender esse cenário!
BrunoCassiano
BrunoCassiano
Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/07/2019

Controles internos em gestão familiar Empty Re: Controles internos em gestão familiar

em Sab 27 Jul 2019, 15:38
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Olá Mario,

Possuo experiencia com algumas empresas familiares de médio porte. Realmente como você observou existe um campo vasto a ser explorado nesse segmento pois os processos são claramente precários. De fato os sócios fundados acabam sendo resistentes as mudanças, uma frase que explica muito bem esse conceito é "Fundei essa empresa a 30 anos, sei como fazer....".
O retrato desse paradigma é que vemos nossos empresas com sérios problemas financeiros e a dor de cabeça dos sócios só aumenta, pela minha experiencia notei que a segunda geração que vem assumindo as operações familiares são pessoas mais abertas a opiniões de consultores e também interessados no desenvolvimento de tecnologias de suas empresas.

Acredito que essa disruptura venha ao longo do tempo sendo quebrada, até por que o mercado exige isso, caso contrário a perca de todos de todos seus ativos.

Extremamente válido sua observação e deve ser cada vez mais debatida.

Grande abraço!
Wendel Abreu
Wendel Abreu
Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/07/2019
Cidade : Belém

Controles internos em gestão familiar Empty Re: Controles internos em gestão familiar

em Sab 27 Jul 2019, 20:05
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Prezados Bruno e Mário,

Esse tema é muito oportuno, os dados do IBGE e do Sebrae mostram que 90% das empresas no Brasil ainda são familiares. Elas representam cerca de 65% do PIB e empregam 75% da força de trabalho do país. Embora sejam consideradas a espinha dorsal da economia nacional, pesquisas também apontam, por outro lado, que a cada 100 empresas desse tipo 70% não passam pela geração do fundador e apenas 5% conseguem chegar à terceira geração.
Esse contexto aumenta nossa responsabilidade de induzir boas práticas e colaborar com a mudança de cultura e de mindset nesses ambientes. É importante que tenhamos uma abordagem diferenciada, a linguagem das empresas familiares não é a mesma das grandes corporações, ao invés de falar em compliance experimentemos falar em "observar as leis para não receber multas e notificações", "descumprir regulamentos é um barato que pode sair caro"; ao invés de falar em gestão de riscos que tal falar em "transformar perdas em lucros".
É óbvio que as coisas não são tão simples assim, mas se queremos ter resultados diferentes, devemos mudar a abordagem.

Abraços.
Conteúdo patrocinado

Controles internos em gestão familiar Empty Re: Controles internos em gestão familiar

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum